Marketing promocional também gera resultados de longo prazo

A questão

A concorrência acirrada no mercado automotivo incentivou a General Motors do Rio Grande do Sul a buscar uma agência de marketing promocional com experiência regional e nacional. Era preciso criar ações pontuais para o mercado gaúcho e, também, implementar, aqui, as ações promocionais que aconteceriam simultaneamente em outras regiões país. Tínhamos ainda outro desafio: mobilizar a equipe de vendas para as campanhas nacionais. Todas as ações de marketing deveriam ser trabalhadas em conjunto com a agência de publicidade.


A solução

Criamos e realizamos um mix de ações e eventos, com base nos objetivos e metas da montadora. A valorização da marca e dos produtos, assim como os atributos de qualidade, confiança, tecnologia e design foram trabalhados em todos os projetos, dos menores aos de maior porte. Estes atributos estavam presentes em vários detalhes das ações promocionais como, por exemplo, na comunicação visual, no cuidado estético e na abordagem do público. Os eventos, bastante diversificados, aconteceram em diferentes regiões do Estado. Veja a seguir:


CONVENÇÃO DE VENDAS – BRECA

As concessionárias de veículos fechavam duas vezes por ano, na véspera de uma forte campanha de vendas. Como parte de uma grande ação coordenada de marketing promocional, envelopávamos os estabelecimentos durante a noite. As lojas amanheciam fechadas e decoradas externamente com os dizeres: “NÃO COMPRE CARRO HOJE”!  Os revendedores, por sua vez, eram reunidos em uma convenção de vendas, que contava com a presença dos diretores. Na programação do evento também constavam palestras motivacionais e atrações. O técnico Felipão e o ex-capitão do BOPE (Batalhão de Operações Policiais Especiais) do Rio de Janeiro, Paulo Storani, que treinou o ator Wagner Moura para o filme Tropa de Elite, foram, por exemplo, alguns dos participantes da convenção. 


FEIRÃO CHEVROLET

Grandes estruturas externas foram montadas no estacionamento de shopping centers de cidades como Porto Alegre (RS) e Caxias do Sul (RS), assim como na área da própria fábrica da General Motors, em Gravataí (RS). O espaço era preparado para receber um público expressivo, atraído por descontos e ofertas na compra dos veículos. Um guindaste com um carro suspenso era colocado próximo à estrutura, com grande impacto visual. Promotoras, atrações para as crianças, alimentação e toda a operação envolvida nas ações promocionais do espaço deveriam funcionar plenamente durante o final de semana.


FEIRAS DO AGRONEGÓCIO

As principais feiras do agronegócio no Rio Grande do Sul também entraram no calendário de marketing promocional da General Motors. Os estandes criados para os eventos se destacavam entre a concorrência, com um projeto arquitetônico e design que valorizavam as características de cada lançamento. As vendas realizadas em feiras de negócios consagradas como Expointer (Esteio – RS), Fenasoja (Santa Rosa – RS), Expoagro Afubra (Rio Pardo – RS) e Expodireto (Não-Me-Toque – RS) foram fundamentais para o atingimento das metas comerciais.


UMA PISTA OFF-ROAD EM PLENA CIDADE

Criamos uma pista totalmente off-road para o test drive da nova S10. A estrutura foi construída em uma área próxima ao Viva Open Mall, shopping ao ar livre de Porto Alegre (RS). Durante 30 dias, o público teve a experiência de dirigir a picape em um terreno bastante acidentado, com obstáculos como rampa de roletes, inclinações positiva/negativa, piso britado e travessia de troncos, entre outros. Um instrutor estava sempre a postos, assim como nossa equipe de promotoras, para recepcionar os candidatos a piloto. A ação promocional aconteceu em um período próximo ao Dia dos Pais, fator que contribuiu para o sucesso da iniciativa com o público masculino.


MARKETING DE GUERRILHA NA PROMOÇÃO DE VERÃO

Contratamos um grupo de atores para divulgar a promoção de verão. Em uma ação de marketing simples e eficiente, eles foram caracterizados como “caroneiros” e distribuídos em pontos estratégicos de Porto Alegre (RS). Acenavam para os motoristas e mostravam cartazes com pedidos de carona para a praia, já que haviam perdido a promoção Verão Encantado Chevrolet. 

 

O resultado

Estruturamos um projeto de marketing promocional consistente que, durante sete anos, contribuiu para o resultado da General Motors no Estado, tanto em termos de venda, como no aspecto de valorização da marca e de seus modelos. Nosso processo de trabalho direcionou o foco do planejamento, da execução e do gerenciamento do calendário de ações para um único objetivo: atingir as metas predefinidas de vendas e marketing. A longevidade da relação é um sinal claro de que o objetivo foi alcançado. A presença constante da General Motors entre as principais marcas do Estado no levantamento Top of Mind da Revista Amanhã também é um indicativo da presença forte da marca que, em 2016, foi a segunda mais lembrada do Rio Grande do Sul.