Sequência de ações de marketing promocional marcam a inauguração de parque ambiental


A questão

A inauguração de um parque ambiental aberto à comunidade em um local onde, anteriormente, havia um depósito de carvão mineral deveria impactar vários públicos e ser um marco na região de Capivari de Baixo (SC). A entrega à população deste espaço de preservação, lazer e cultura também coincidiria com os 15 anos de atuação da Engie (antiga Tractebel) no Brasil, empresa mundial de produção de energia, que tem como princípio o crescimento responsável.


A solução

Trabalhamos na conceituação, criação, planejamento e organização de eventos distintos e em sequência para os diferentes públicos de interesse da empresa: imprensa, autoridades, colaboradores, convidados e comunidade. O conceito de transformação norteou as ações, que foram concentradas em dois dias e reuniram diversos parceiros e equipes, sempre sob a nossa coordenação e expertise de agência de marketing promocional.

 

Primeiro dia – Três eventos em sequência para diferentes públicos

A manhã do primeiro dia começou com uma coletiva de imprensa. No centro cultural do próprio parque, uma linha do tempo formada por grandes painéis de fotos reforçava os conceitos de transformação, revitalização e sustentabilidade. Mostrava, ao longo de 40 anos, a evolução do antigo depósito de carvão até os dias atuais. Os jornalistas também foram conduzidos em carros elétricos para conhecer toda a área externa, que foi trabalhada com peças de sinalização atraentes, para evidenciar o conceito de transformação.


A solenidade de inauguração e descerramento das placas aconteceu no início da noite. O evento reuniu autoridades, como os prefeitos da AMUREL – Associação de Municípios da Região de Laguna e o vice-governador de Santa Catarina. A abertura do evento contou com a participação do Quinteto de Cordas da Orquestra da UNISUL.

Após a cerimônia, houve a comemoração dos 15 anos da empresa, com a presença dos colaboradores. O grupo foi recepcionado com música e personagens do folclore de Santa Catarina, como o Boi de Mamão. Em seguida, foram conduzidos ao centro cultural, onde foi servido um coquetel para cerca de mil pessoas. O encerramento da celebração ficou por conta de um show fechado da dupla Chitãozinho e Xororó.

 


Segundo dia – Grande show aberto ao público

A abertura oficial do parque à comunidade foi marcada por um segundo show de Chitãozinho e Xororó, desta vez gratuito e aberto ao público. Os ingressos foram trocados previamente por alimentos não perecíveis, que foram doados a instituições locais. O show aconteceu em um sábado à noite, reuniu 10 mil pessoas, e contou com uma área reservada a portadores de necessidades especiais.  A cenografia do palco trabalhou as cores da marca da empresa e uma iluminação especial valorizou o espelho d`água do parque.


O resultado

Impactamos positivamente os públicos de interesse da Engie e, por meio do conceito de transformação, reforçamos o princípio de crescimento responsável da empresa.

A coletiva de imprensa reuniu cerca de 30 jornalistas e a inauguração do parque foi divulgada com ampla repercussão nos principais veículos de comunicação de Santa Catarina. Autoridades prestigiaram a cerimônia de abertura, evento que também permitiu uma aproximação entre os dirigentes locais e a direção da Engie. Os colaboradores se sentiram prestigiados e orgulhosos por trabalhar em uma empresa com consciência ambiental. A população, ao ganhar um novo espaço de lazer, teve uma experiência memorável: um show com artistas de expressão nacional.

Seguimos, até hoje, no planejamento e realização de novos projetos para a Engie, empresa que atendemos desde 2011.